segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Inclusão Digital no Brasil

(Laboratórios de informática visam democratizar acesso à informação)
                                           
A inclusão digital é um dos caminhos para atingir a inclusão social. Por meio dela, as camadas mais carentes da população podem se beneficiar com novas ferramentas para obter e disseminar conhecimento, além de ter acesso ao lazer, à cultura e melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Assim, os programas de inclusão digital são ações que ajudam a democratizar o acesso às novas tecnologias levando computadores, conexão de internet e cursos de formação às populações mais necessitadas.

O programa Computador para Todos, por exemplo, oferece máquinas com configuração estipulada pelo governo a preços reduzidos, já que possuem incentivo fiscal. Além disso, é possível utilizar linhas de crédito especiais para a compra, com parcelas de até R$ 50,00 por mês. Outro programa é o Telecentro, com mais de 5 mil unidades em áreas carentes e que dão acesso gratuito e rápido à internet, além de usar máquinas com software livre.

Já o programa Banda Larga nas Escolas leva a internet com conexão rápida a estudantes do Ensino Básico na rede pública. O programa tem duração prevista até 2025. Estima-se que aproximadamente 37 milhões de estudantes sejam beneficiados até a implantação completa do programa.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Governo federal possui diversos programas de inclusão digital em todo o país em parceiras com estados e municípios, esses programas são de grande importância principalmente para a população mais carente, beneficiando crianças, jovens e adultos. Na área da educação os programas de inclusão digital do governo como citados anteriormente, buscam sempre a melhoria no processo de ensino aprendizagem, pois alunos e professores se sentem mais motivados com o uso de novas tecnologias,as aulas se tornam mais dinâmicas e interativas, facilitando o processo de ensino. No entanto o uso excessivo ou precipitado de novas tecnologias podem de certa forma prejudicar alunos e professores, assim deve se tomar cuidado para que os mesmos não se tornem "escravos da tecnologia" e com isso prejudique o processo de ensino. Por isso o uso consciente e adequado de novas formas e ferramentas de ensino só tem a consolidar e fomentar  a busca e disseminação de conhecimento para alunos e professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário